quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Plásticos de engenharia para construções sustentáveis

O custo de aquecimento e resfriamento está atingindo novos níveis, levando os construtores a procurar novas alternativas para aprimorar a eficiência de energia em residências e prédios comerciais. Um caminho tradicional é instalar janelas de vidro com vários painéis. No entanto, além de pesado, frágil e de difícil instalação, o vidro está perdendo espaço na busca por níveis de isolamento mais elevados. Para enfrentar essas dificuldades, a SABIC Innovative Plastics desenvolveu uma nova chapa de Lexan* Thermoclear* de nove camadas como uma opção para aplicações como painéis e janelas transparentes planas em solários, estufas, telhados, shopping centers, prédios de escritórios e fábricas. Essa nova solução de painéis e janelas transparentes, além de ajudar os clientes a reduzir os custos de aquecimento e resfriamento, diminui o consumo de energia e as emissões de CO2, beneficiando, dessa forma, o meio ambiente. Os produtos de chapa Lexan Thermoclear da SABIC Innovative Plastics oferecem à indústria de construção civil novas opções para atender às necessidades de aprimorar a eficiência de energia em ambientes residenciais e de trabalho.

Disponível em espessuras de 35 mm, 40 mm, 45 mm e 50 mm, com valores U variando de 1,187 a 0,985 W/m2K, a chapa de Lexan Thermoclear fornece desempenho de isolamento térmico que supera o vidro de vários painéis, preenchido com argônio, com um valor U de aproximadamente 1,4 W/m2K.

Uma redução no valor U de 0,1 W/m2K pode resultar em uma economia anual de energia de até 1,5 m3 de gás natural, que na Holanda custa aproximadamente 0,65 euros/ m3. Com base nesse número, a instalação da chapa de Lexan Thermoclear de 50 mm, com um valor U de 0,99 W/m2K, em vez de vidro de painel duplo com um valor U de 1,4 W/m2K, poderia economizar até 3,9 euros/m2 de superfície de janela por ano (4 x 1,5 x 0,65, pelo padrão DIN4701).

http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=64690

Determinação de condutividade térmica: http://www.protolab.com.br


Nenhum comentário: