terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Eficiência energética e alta tecnologia caracterizam Centros Escolares

Foi aprovada, por unanimidade, em reunião da Câmara de Alcobaça do dia 2 de Fevereiro, a abertura dos procedimentos do concurso para a construção de dois dos seis Centros Escolares previstos para o concelho de Alcobaça: Alfeizerão e Turquel. Para ambos os projectos espera-se receber comparticipações do QREN, de 40% e 45% respectivamente.

Os projectos foram concebidos para um nível tecnológico e ambiental de topo, estando preparados para acolher crianças “durante os próximos 100 anos”, segundo afirmou o vereador das Obras Municipais, Hermínio Rodrigues.

O Centro Escolar de Alfeizerão tem um custo total orçado em 3,6 milhões de euros. Definido como um dos equipamentos na Carta Educativa do Concelho de Alcobaça, este Centro irá concentrar todos os alunos da Freguesia de Alfeizerão e, consequentemente, levará ao encerramento da EB1 do Valado de Sta. Quitéria, da EB1 do Casal Velho e do JI e EB1 do Casal Pardo.

O projecto tem como ponto de partida a antiga Escola Primária, estendendo-se para a nascente, procurando integrar-se na malha urbana existente, especialmente com a Capela de St.º Amaro, a Extensão de Saúde e o Centro Cultural.

Características do equipamento: Área total de construção do Centro – 2.601,10 m2; 8 salas de aula para 1.º Ciclo – capacidade máxima para 192 alunos; 3 salas de actividades para Jardim-de-Infância – capacidade máxima para 75 crianças; Total: 267 alunos.

Será feita a requalificação do edifício da Escola Primária com dois pisos - Terá Gabinete de coordenação, secretaria e sala de professores, espaços de apoio, biblioteca e sala de recursos, recreio/zona de estar coberto, ginásio, balneários, sala técnica, refeitório, com cozinha, gabinete de pessoal e sala técnica.

O Centro Escolar de Turquel tem um custo total orçado em 4,5 milhões de euros. A construção deste Centro Escolar permitirá agrupar, no mesmo espaço, para além das crianças da actual escola de Turquel, crianças de pequenas escolas do 1.º Ciclo e Jardins-de-Infância dispersos pelos lugares da Freguesia Carvalhal de Turquel, Casal da Lagoa, Louções e Lagoa das Talas. O grande objectivo desta obra é partilhar e rentabilizar instalações, meios e serviços que numa escola pequena sem massa crítica não seria racional e economicamente possível.

Características do equipamento: Área total do recinto escolar: 14.542.67 m2 (junto ao pavilhão do Hóquei de Turquel); 10 salas de aula para alunos do 1.º ciclo – 235 crianças; 3 salas de actividade para Jardim-de-Infância – 65 crianças; Total: 300 alunos

O edifício fica dividido em 3 níveis: 1.º semi-enterrado - auditório, biblioteca/mediateca escolar papelaria/economato e o refeitório, sala de reuniões, sala de ensino especial, arquivo de biblioteca, cozinha industrial, sala dos funcionários com instalação sanitária e balneário; Nível intermédio – átrio de entrada, recepção, secretaria e instalações sanitárias públicas. Aqui encontram-se salas de actividades para o ensino pré-escolar, para as crianças mais pequenas, com ligação directa ao terraço exterior, e localiza-se também a sala da direcção, dos educadores e o gabinete dos primeiros socorros; Nível Superior – 10 salas de aula – 1º ciclo do ensino básico; 2 blocos de instalações sanitárias, 1 sala de professores também com WC e 3 espaços para arrumos e arquivo de material didáctico.

Ambos os Centros apostam em conceitos ecológicos, e em medidas para alcançar a eficiência energética, aliada a um conforto térmico e acústico em todos os espaços, com iluminação natural de todos os espaços, controle dos ganhos solares, isolamento térmico nas paredes exteriores, arrefecimento natural do edifício, dissipação do calor, ventilação natural, aproveitamento das águas das chuvas para rega, aproveitamento da água dos lavatórios para descargas das sanitas, lâmpadas económicas, sistema de aquecimento por painéis solares e sistemas fotovoltaicos.

Segundo a autarquia de Alcobaça, cada projecto será adequado às características de cada freguesia, e estão reunidas, neste momento, condições para afirmar que o concelho será, em breve, “um dos pólos de ensino mais modernos do País”. Para além de espaço de ensino, os Centros Escolares estarão abertos à população local para a prática de actividade desportiva, entre outras.

http://www.oesteonline.pt/noticias/noticia.asp?nid=20895

Protolab - Promovendo Tecnologia

www.protolab.com.br

Nenhum comentário: