segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Novo Conceito em Construção

Um novo conceito de construção está a nascer nas Caldas da Rainha. O empresário Marco Barros vai lançar em Janeiro de 2009, a Quinta da Oliveira, um empreendimento com 99 fogos e um Health Club com spa, ginásio e piscina.
Para Marco Barros, proprietário da ImoBarros, empresa de mediação imobiliária e também proprietário da Quinta da Oliveira, “as empresas enfrentam cada vez mais desafios importantes e a construção civil é sem dúvida um sector onde estes desafios se apresentam de forma complexa no que diz respeito à preocupação com a qualidade, até devido às exigências legais e dos clientes finais”. De acordo com este responsável, “a certificação energética e acústica por parte de entidades terceiras constitui um meio para provar a “qualidade final” dos produtos e assim os clientes melhor poderem decidir em relação a uma série de factores que devem ser determinantes na aquisição da sua casa”.
Marco Barros apostou fortemente em factores que garantem a qualidade de vida das pessoas, com um empreendimento que cumpre com a nova regulamentação. “Um imóvel de qualidade, com bom isolamento térmico e acústico, certificação energética, painéis solares, ar condicionado, elevadores de grande dimensão (capacidade para 7 a 8 pessoas), caves amplas, sem problemas de acesso e com lugares de estacionamento “efectivos” para os carros “, apontou, acrescentando que “a partir de 1 de Janeiro de 2009 o certificado energético passa a ser obrigatório para efectuar transacções e contratos de arrendamento de todas as fracções de habitação”.
A Quinta da Oliveira fica situada entre a Rua S. João de Deus e a Avenida Timor Lorosae. Segundo Marco Barros, este é um projecto que tem cerca de sete anos porque andaram cinco anos para o aprovar. “Está abaixo dos índices do PDM, o projecto aprovado tinha 111 fogos de habitação e acabei por reduzir o número dos fogos para 99″, disse. Ao lado do empreendimento está a ser construído um health club, licenciado para o efeito, que terá restaurante, ginásio, spa e piscina. Quanto aos espaços verdes, são cerca de 3.700 metros de área em redor do empreendimento e um parque infantil, mais cerca de 4.000 metros na parte do health club.
É um empreendimento que tem ainda 11 mil metros quadrados de cave, que fornece no mínimo dois lugares por fracção e uma arrecadação por apartamento. A entrada larga com fácil acesso para a garagem é uma garantia deste empreendimento. O empresário diz que é uma queixa muito ouvida nas Caldas da Rainha em relação ao que existe, muitas garagens ou parqueamentos que as pessoas não utilizam pois são de muito difícil acesso, outras vezes impossível e lugares de estacionamento que apenas o são no papel pois não cabem lá as viaturas.
Marlene Roque é a arquitecta responsável pelo projecto de alterações que são visíveis quer a nível de exterior quer a nível de interiores “dando outra contemporaneidade e harmonia volumétrica ao empreendimento exteriormente e procurando dar uma maior amplitude de áreas e um nível de acabamentos superiores nos interiores, para torná-los mais ajustados às exigências dos clientes actuais”. Ainda em relação aos interiores o empresário resolveu apostar na contratação de uma empresa especializada em design de interiores, a Lovedesign.
Marco Barros discorda com algumas opiniões que têm vindo a público sobre o sector da imobiliária e da construção na região e que no seu entender “podem prejudicar e muito o nosso mercado local, passando uma imagem complicada para os clientes e principais agentes económicos”. Discorda totalmente ao ouvir dizer que existe a necessidade das casas das Caldas da Rainha e arredores baixarem de preço. “O tempo em que a construção permitia margens brutais acabou, as exigências que foram impostas em termos legais e pelos próprios clientes levou a um aumento de qualidade que tem tornado a construção bem mais cara nos últimos tempos e não se assistiu a uma subida de preços”, garantiu.
Para Marco Barros, o mercado de segunda mão é que tem que se ajustar às novas realidades e o “mais provável é quem deseje vender a sua casa em 2ª mão, comprada não há muito tempo, preparar-se para perder algum dinheiro, se a quiser mesmo vender”.
Segundo este empresário “a partir de 1 de Janeiro, todas as casas transaccionadas terão de ter um certificado energético para poderem ser escrituradas, e isso sim vai criar pela primeira vez uma marca nas casas”, apontou.

Marlene Sousa

http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2008/12/10/novo-conceito-de-construcao-nas-caldas-da-rainha/

Conhece as propriedades termofísicas do que usa? www.protolab.com.br


Nenhum comentário: