segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

A tecnologia das roupas inteligentes

Após meio século de pesquisas, o mundo conheceu o que muitos consideram como uma das maiores revoluções, a impermeável e transpirável membrana GORE-TEX®.

De forma simplificada, cada centímetro quadrado dela contém 3,6 milhões de micro-poros, sendo que cada um deles é 20 mil vezes menor que uma gotícula de água e 700 vezes maior que uma molécula de vapor. Ou seja, a membrana possui incrível capacidade de repelir a água, mas permite que o vapor da transpiração saia com facilidade.

Como a maioria das roupas perde boa parte do isolamento térmico com o vento, surgiram as tecnologias "corta vento", que impedem que o ar gelado penetre e destrua o micro-clima interno que nos dá conforto.

Uma das características mais impressionantes das membranas Windstopper® é a sua transpirabilidade, função dificilmente encontrada nos corta-ventos convencionais. Ao mesmo tempo que ela apresenta eficaz proteção contra o vento, os seus bilhões de poros microscópicos permitem que o vapor da transpiração saia para o exterior do tecido, mantendo o usuário seco, confortável e seguro.

Testes mostram que sob 10ºC de temperatura ambiente uma rajada de vento de 50 km/h (como descer uma ladeira de bicicleta) pode transmitir uma sensação térmica de apenas -2ºC! Também, que ao realizar uma pequena caminhada podemos perder cerca de meio litro de água por hora, em caminhadas mais puxadas até um litro e em aventuras extremas até 4 litros por hora de esforço.

E para onde vai toda essa transpiração e o calor aprisionado ao usarmos uma roupa "corta-vento" que não respire? O resultado será uma micro-sauna, com camadas internas encharcadas pelo suor, falta de comodidade, resfriamento do corpo e risco que pode variar de um simples desconforto, um resfriado ou mesmo um princípio de hipotermia.

Algumas marcas do cenário esportivo mundial que utilizam as tecnologias da W. L. Gore: Harley Davidson, The North Face, Adidas, Reebok, Asics, Lowe Alpine, Nike, Mammut, Puma, Salomon, New Balance, La Sportiva, Timberland, Columbia, entre outras.

Fonte: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=61223

Informações sobre ensaios de propriedades termofísicas: www.protolab.com.br

Nenhum comentário: