segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Consumo de energia eTemperatura

O consumo de energia dos servidores e data centers conheceu um aumento significativo nos últimos tempos. De acordo com um estudo recente da IDC, o aumento foi de 13 por cento entre 2006 e 2007, na Europa Ocidental, traduzido numa factura de 4,4 mil milhões de euros em 2007, só para os data centers.

«Segundo a IDC, cada dólar gasto em novo hardware requer que se gastem mais 50 cêntimos em energia e climatização, tendo este montante duplicado nos últimos cinco anos. Em 2012, a manter-se a tendência actual, este custo chegará aos 80 cêntimo», afirma João Caldeira Cabral, presidente executivo da Nexinotel.

O responsável acrescenta que os gestores dos data centers estão confrontados com os custos crescentes do consumo de energia das suas instalações e têm de procurar soluções inovadoras para maximizar a conversão da energia na capacidade de computação.

Para debater as soluções possíveis, especialistas nacionais e estrangeiros vão estar reunidos no seminário “Poupar no Presente e Ganhar o Futuro - Inovação em Energia e Climatização em Data Centers”, que terá lugar no Hotel Villa Rica, em Lisboa, no dia 5 de Novembro. O evento é organizado pela Nexinotel, empresa de soluções para a infra-estrutura de instalações especiais de IT e Comunicações.

Em destaque estará a experiência pioneira do data center da Vodafone Portugal na optimização energética da infra-estrutura, reflectindo o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental. Destaque ainda para as energias renováveis usadas no data center, bem como as simulações térmicas 3D na auditoria energética destas estruturas, entre outras soluções tecnológicas.

http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=7197

Melhor desempenho? www.protolab.com.br

Nenhum comentário: