quarta-feira, 29 de julho de 2009

Norma ASTM E1461

Este método inclui a determinação da difusividade térmica de materiais sólidos isotrópicos essencialmente homogêneos com valores variando entre 10 -7 a 10 -3 m 2 / s e temperaturas de cerca de -198 a 2527 °C.

Este método é a forma mais detalhada do método de ensaio C 714, com a aplicabilidade muito mais ampla de materiais, aplicações e temperaturas, com a melhoria da precisão das medições.

Este método destina-se a uma ampla variedade de designs de aparelhos. Não é prático, em um método de teste deste tipo para estabelecer os pormenores de construção e procedimentos para cobrir todas as contingências que possam oferecer dificuldades para uma pessoa sem conhecimentos técnicos pertinentes, ou impedir ou restringir a investigação e desenvolvimento para a melhoria da base técnica.

Este método é aplicável para as medições realizadas em materiais preferencialmente densos (uma baixa porosidade é aceitável), homogêneos, isotrópicos e materiais sólidos que são opacos para o modelo de aplicação da energia de pulso. A experiência tem mostrado, no entanto, que alguns desvios dessas orientações rigorosas podem ser acomodados com cuidado com bom design experimental, ampliando substancialmente a utilidade do método.

Este método pode ser considerado absoluto (ou primário), uma vez que não são necessárias normas de referência.

É aconselhável utilizar materiais de referência para verificar o desempenho do instrumento utilizado.

Os valores indicados em unidades SI devem ser considerados como o padrão.

O método utilizado pelo Protolab especificamente consegue medir materiais porosos e não homogêneos, pois utiliza o modelamento por quadrupolos térmicos e amostras mais espessas (até 15mm), o que permite acomodar a porosidade de forma representativa, assim como as heterogeneidades de uma amostra. Ainda, a configuração de 3 sensores "tricouple" obtém uma média das propriedades de materiais heterogêneos e porosos.

www.protolab.com.br

Nenhum comentário: