quinta-feira, 28 de maio de 2009

LSF - Light Steel Framing

Dentre as soluções construtivas industrializadas que empregam os perfis de aço formados a frio como elemento estrutural, o sistema LSF (Light Steel Framing) tem despertado grande interesse no mercado nacional e surge como uma resposta industrializada aos desafios da construção habitacional. É um sistema construtivo de concepção racional caracterizado pelo uso de perfis formados a frio de aço galvanizado compondo sua estrutura e por subsistemas que proporcionam uma construção industrializada e a seco. Os elementos que compõem o sistema construtivo steel framing, como aço, painéis de gesso acartonado, painéis OSB ou chapas de fibrocimento e os isolantes são produzidos industrialmente, com garantia de qualidade.

A arquiteta Silvia Scalzo, integrante do Comitê Executivo do CBCA, afirma que as construções em steel framing apresentam bom desempenho estrutural, térmico e acústico. “O sistema permite projetar a habitação de acordo com o desempenho desejado. Por exemplo, no projeto de uma parede estará determinado o desempenho térmico e acústico que a parede deverá atender”, explica. Outra vantagem é que o steel framing viabiliza o uso de terrenos com menor resistência do solo onde fundações com cargas mais concentradas tornariam a construção mais onerosa.


http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=78279

Ensaios de condutividade térmica com rapidez e confiabilidade:

http://www.protolab.com.br

Um comentário:

Wikinet disse...

Visto que se fala sobre o Light Steel Frame (Framing) neste blog, aproveito para informar que existe um site em português com centenas de páginas sobre este sistema construtivo. É desenvolvido por um gabinete de engenharia de Portugal e assim pretende ser uma enciclopédia onde se tiram dúvidas de técnicos e do público em geral.

Aqui estão os endereços:

http://futureng.wikidot.com
http://www.facebook.com/pages/FUTURENG/123938944285624

Espero que seja útil para responder a questões existentes. Também podem ser colocadas dúvidas que serão respondidas sempre que possível.