sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Características Térmicas e Desempenho

O filme Victrex® APTIV™ substitui metal nos trocadores de calor da Makatec, apresentando desempenho superior e custos reduzidos.

A Makatec, uma companhia alemã que está atingindo novos mercados com sua inovadora tecnologia em membranas para uso em aplicações de aquecimento e refrigeração, selecionou o filme APTIV™ da Victrex para substituir o metal em seu trocador de calor espiral. O trocador transfere calor entre fluidos e gases e pode, também, ser usado como um condensador e vaporizador a ser desenvolvido nas indústrias de biotecnologia, farmacêutica e de processamento de alimentos.

“Comparado ao metal, o filme APTIV™ é um produto extremamente versátil que oferece diversas capacidades e desempenhos sob várias circunstâncias exigentes,” disse Uwe Marburger, diretor de negócios dos filmes APTIV™ da Victrex, na Europa. “Usando o filme APTIV™ no trocador de calor, a Makatec conseguiu reduzir o custo geral de sistemas, aumentando desempenho e aprimorando o projeto.” O filme APTIV™, feito com o polímero Victrex® PEEK™, é envolvido com uma colagem espiral de alta resistência térmica para fornecer a combinação certa de desempenho em altas temperaturas e de resistência química. O trocador de calor da Makatec, feito com o filme, consegue coeficientes de transferência térmica na escala de 1 kW/m2K, comparável aos convencionais trocadores de calor a placa (PHE). O projeto em espiral próprio permite áreas de troca de calor por volume específico de até 1000 m2/m3.

O trocador de calor da Makatec é ecologicamente correto e 100% reciclável. O filme APTIV™ tem pouco peso, fornece uma barreira eficaz contra muitos líquidos e gases, suporta temperaturas de solda sem chumbo, é livre de halogênio, complacente com RoHS e pode ser usado para fabricar produtos complacentes com a mesma diretriz orientadora. As superfícies lisas do filme APTIV™ reduzem significativamente o risco de acúmulo de resíduo dentro do trocador de calor, minimizando assim o perigo da contaminação microbiana. Os trocadores de calor da Makatec são apropriados para o uso em sistemas de abastecimento de água potável e no setor do alimentício, bem como em aplicações na indústria farmacêutica e na biotecnológica.

Além das diversas características de alto desempenho, o filme APTIV™ ainda trouxe ao projeto do trocador de calor, uma redução de custo total de sistemas. O design simples da Makatec fornece rapidez e baixo custo de montagem, mesmo para especificações únicas, a exemplo das instalações. O produto de Makatec custa significativamente menos do que um trocador de aço inoxidável. Além disso, se comparados aos trocadores de calor a placas (PHE) convencionais, os custos operacionais são reduzidos devido à queda de pressão mínima que o motor da bomba exige. Os custos de manutenção e de serviço são igualmente reduzidos por causa da resistência à corrosão do filme APTIV™.

Marburger conclui, “o filme APTIV™ fornece muitos benefícios para o trocador de calor da Makatec. Sua versatilidade e alto desempenho fazem-lhe o material de escolha onde há demanda crescente para projetos de aplicações com durabilidade, postura ecologicamente correta e redução de peso e de custo. O filme APTIV™ da Victrex oferece as propriedades de desempenho do polímero Victrex® PEEK™, incluindo: capacidade de suportar alta temperatura; resistência química excelente; excepcional da durabilidade e resistência a riscos; resistência à radiação proeminente; propriedades mecânicas superiores; excelentes propriedades elétricas e de barreiras, combinadas toda com a facilidade do processamento inerente em um material termoplástico, em um formato de filme para vencer todos esses desafios.”.


http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=56423

Tecnologia e inovação: www. protolab.com.br

Nenhum comentário: